quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Astrologia Antiga: Noções Introdutórias (Parte 1)

!!!!! Estas noções introdutórias a astrologia antiga não são exatamente simples. Este não é o texto mais recomendado se voce não possui nenhum conhecimento astrológico prévio!

A Astrologia ocidental antiga é baseada principalmente nos 5 planetas (mercurio, vênus, marte, jupiter e saturno), nos dois luminares (o sol e a lua), e nas estrelas que compõem o globo celeste chamadas de estrelas fixas porque se movem tao lentamente que em uma vida inteira não moverão mais do que um grau. Dentre todas estas luzes ambulantes o sol e a lua se destacam por sua grandeza. A lua e o sol são cíclicos. Pela sua aproximação e distanciamento do sol, a lua mostra as suas fases, aumentando e diminuindo o seu esplendor influenciando toda a vida na terra. De forma semelhante o sol tambem tem o seu cíclo com as suas fases, porêm estas nós conhecemos como estações. A luz do sol tem momento crescente, cheio, decrescente e novo diante da terra (verão,outono, inverno, e primavera). Na minha opinião por ser o luminar de maior brilho e de maior constância no céu, tanto em trajetória (é a unica trajetória reta dentre todas as luzes) quanto em intensidade de luz, e ser ele o ditador dos ciclos da lua, o estudo dos céus deve-se basear nele. Assim as residências celestes dos planetas, chamados de signos que utilizamos são os tropicais, ou seja os que se baseiam no Sol. Eles são 12 no total.

(Existe tambem um outro sistema, o sideral, que se baseia nas estrelas fixas e não no sol para marcar os signos, mas não vamos abordar ele aqui hoje. É o sistema utilizado pelos Indianos.)

OBS: quando digo que o sol possui a única trajetória reta é porque estamos analisando o céu de um ponto de vista geocêntrico. Independente do que diga hoje a ciência, isto é uma linguagem simbólica, e o que importa é a luz e a movimentação dela que chega até nós.

Pegamos os pontos máximos deste cíclo do sol, conhecidos como solstícios e equinócios, e assim formamos uma cruz, ou quatro pontos equidistantes no circulo formado pela trajetória do sol. Dividindo estes arcos de 90 graus em tres partes iguais nos deparamos com as regiões chamadas Signos Zodiacais no sistema Tropical. Cancer, Libra, Capricornio, e Aries marcam os solstícios e equinócios.



Estas tres partes de cada quarto do circulo representam períodos de o início, meio e transição de cada estação, o que chamamos de signos cardeais, fixos e mutáveis. Alem disso tambem é atribuido a cada signo um elemento; agua, fogo, terra, ou ar, sendo que os elementos de agua e terra são femininos e os elementos de ar e fogo são masculinos.

Cancer-> agua
Leão-> fogo
Virgem-> terra
Libra-> ar
E assim por diante de forma sucessiva.

Existem tambem dois sistemas de regência importantíssimos no estudo dos signos zodiacais, o de domicílio e o de exaltação, mostrados acima e abaixo, respectivamente. Porfavor notem a beleza simétrica que existe na distribuição dos domicílios. Iniciando pelos luminares, os quais se espelham, ocorre a determinação das regências de forma simétrica com dois signos para cada planeta, um domicílio masculino, o outro feminino.

Não há consenso na lógica da regência da exaltações, mas algumas observações serão abordadas futuramente. Cada planeta recebe um unico signo de exaltação os quais são mostrados na figura. Por enquanto cabe ressaltar que este é um sistema que tem sido utilizado a mais de mil anos, e que apesar de sua origem ser incerta, é de grande aplicabilidade.
 Não se considera Urano, Netuno, e Plutão como regentes de signos, porque eles não eram conhecidos na época que estas teorias foram desenvolvidas, mas isso tambem é assunto para outra hora.

RECAPTULANDO:
A Astrologia ocidental se baseia no zodiaco tropical, isto é, no zodiaco definido pelo sol.
Estes signos tem tres classificações, por elemento, por movimento, e por regencia

Assim vou fazer a descrição dos movimentos:

Signos Cardeais (ou de início)

Estes são Cancer/Libra/Capricornio/Aries
É um movimento de impulso e ação, coisas de curta duração de tempo.


Signos Fixos (ou do meio)
Leão/Escorpião/Aquario/Touro são fixos
É um movimento ligado a fixação das coisas, podendo tender à rigidez. Fala de manutenção, perseverança, concentração, e coisas de longa duração.

Signos Mutáveis (ou Duais)
Virgem/Sagitário/Peixes/Gêmeos
São signos de transição então oscilam entre o movimento cardeal e fixo. Falam de transitoriedade, inconstância, e ambiguidade. São bons com finalizações e acabamentos.

E dos Elementos temos:
Ar
Gemeos/Libra/Aquario
Signos de natureza húmida e quente, ligados ao pensamento abstrato, ideias e a socialização. É um elemento masculino, portanto proativo

Fogo
Aries/Leão/Sagitário
Elemento de natureza seca e quente, é o elemento do ânimo, da garra, da conquista e da alegria. Tambem é um elemento masculino

Terra
Touro/Virgem/Capricornio
Elemento de natureza seca e fria, fala da matéria, do pé no chão, da concretividade, da objetividade, da pasciencia e da concentração. Elemento feminino portanto receptivo.

Agua
Cancer/Escorpião/Peixes
Elemento de natureza fria e húmida. Fala da capacidade de empatia, ou seja de sentir o que o outro sente. Traz criatividade assim como capacidade de entrega. Elemento tambem feminino.

Só com isso já pode-se começar a observar o mapa das pessoas. Note em qual qualidade de signos estão os 5 planetas e os luminares, assim como o Ascendente. O ascendente é o signo que se encontra no horizonte, onde o sol nasceu, no momento que voce nasce, e é de grande importancia. Observando a qualidade deste signo que está na esquerda no circulo do mapa, mais a dos planetas clássicos, voce já consegue começar a descrever as tendências comportamentais das pessoas.

Logo mais eu sigo com explicações dos planetas e seus significados, para chegar nas regências.
Grande abraço

Um comentário: