sábado, 17 de novembro de 2012

Astrologia: Noções Introdutórias (parte 2)

Para mais uma vez refrescar a memória do que foi abordado na parte 1 (http://astrologiaeterna.blogspot.com.br/2012/11/astrologia-nocoes-introdutorias-parte-1.html) quero compartilhar com voces essa imagem feita pelo Artista e astrólogo Rafael Greyck (http://www.rafaelgreyck.com.br/) que resume tudo que eu falei e ainda mais:

Esta imagem (de fora para dentro) divide os signos de acordo com as estações, seguindo pelos elementos, o movimento dos signos, a chamada natureza dos signos (quente, frio, seco, e humido que é uma outra forma de tratar os elementos pelos humores), as regências por domicílio, e as regências por exaltação. Das linhas verdes para dentro não se preocupe por enquanto.

Os Planetas
Não me parece ser uma tarefa simples descrever o que são os planetas, seus significados e suas regências. Antigamento o que se fazia era listar coisas associadas aos planetas para passar um entendimento daquela energia para o leitor. São luzes que tem domínio sobre todas as coisas na terra, ou separadamente ou conjuntamente. Eu vou me basear principalmente nas listas dadas por Al-biruni (tradução oferecida no DMA de Robert Zoller) e no Christian Astrology do William Lilly. Começamos com os mais distantes e mais lentos chegando aos mais próximos da terra e mais rápidos, isto é Saturno, Jupiter, Marte, Sol, Venus, Mercúrio, Lua.

Saturno
É o mais distante e mais lento de todos os planetas clássicos com um brilho pálido. Ele é diurno, seco e frio, devagar, discordante, ácido, fedorento, preto escuro. As coisas mais frias, mais pesadas, mais duras e mais poderosas. Infertilidade, canais subterraneos, poços, prédios velhos, coisas e pessoas velhas em geral. É o grande maléfico pela sua secura, frieza, e lentidão. Fala de pais e avôs. Quando está bem posicionado fala de alguem severo nos seus atos, reservado na palavra, paciente no trabalho, estudioso e solícito na obtenção dos bens dessa vida. Porem mal dignificado é queixoso, ciumento, desconfiado, medroso, superficial, dissimulado, e maldoso. É o planeta que fala da limitação.

Jupiter
Já um pouco mais próximo da terra temos Jupiter planeta que fica entre Marte, planeta excessivamente quente e seco, e saturno que é excessivamente frio e húmido. Ele possui um brilho azulado e é o mais brilhoso dos planeta (se deixarmos de lado o sol a lua e vênus). Tido como o grande benéfico. É diurno, temperadamente quente e húmido, é autor da temperança, da modéstia, sobriedade, e da justiça. Doce, delicioso, agradavel e suave. Palacios da realeza, igrejas, lugares de ciencia, livros, e dinheiro. Bem posicionado é magnânimo, fiel, modesto, aspirando de forma honrada a assuntos elevados. Deseja beneficiar todos os homens. Homem claro e virtuoso. Mal posicionado desperdiça o seu patrimonio, é fanático religioso, ignorante, e sem noções de limites. É o planeta que fala da expansão.

Marte
É fortemente quente e seco. Tem um brilho "fogoso" vermelho. É o pequeno maléfico. Ele é masculino noturno quente e afiado. Rege o vermelho assim como o fogo. É o autor de brigas, disputas e conflitos. Quando bem posicionado é corajoso, atrevido, valente, não obedecendo a vontade de ninguem, nem se submetendo a ninguem, é individualista. Mal colocado fala de assasinos, traidores, violencia, coisas obscenas, carnificina. Rege exercitos, cirurgiões, ferreiros e outros. Fala da ruptura.

Sol
É o rei, luz central da escala com tres luzes a sua esquerda e tres a sua direita. Este é quente e seco porem de forma mais moderada que marte. Masculino e diurno, e quando bem posicionado é uma fortuna. Penetrante, brilhoso, conhecido, nobreza, reis e seus palácios. Ouro. Bem posicionado fala de um homem fiel, cumprindo promessas com toda pontualidade, prudente, de julgamento incomparável. Grande majestade e riqueza. Honra com grande patrimonio. Digno de confiança. Mal posicionado é arrogante, orgulhoso, desdenhando dos outros, dominador, vaidoso. Fala do masculino perfeito, o rei, a glória e a riqueza.

Venus
É o astro de maior brilho depois do sol e da lua. É um planeta temperadamente frio e húmido. Noturno. É autor do riso e da alegria. É a pequena benéfica. Agora, se seu brilho é maior do que o de jupiter, porque que jupiter é o grande benéfico e não ela? Venus acompanha o movimento do sol, jamais se distanciando muito dele. Por isso venus nunca se apresenta no pino da noite, sempre antes do nascer ou após o por do sol. Por isso não se apresenta com a mesma intensidade sobre a terra que Jupiter. Rege coisas agradaveis, deliciosas, bonitas. As artes assim como os prazeres. Bem posicionada fala de uma pessoa tranquila, limpa e arrumada, frequentemente envolvida em questões amorosas, dado a musica, festeiro, alegre, não dado aos esforço ou trabalho.Mal posicionado é extravagante, adultero, bebado, preguiçoso, e irresponsavel. Fala de um principio de união e prazer.

Mercurio
Tambem acompanha o movimento do sol de forma semelhante a de venus. É raramente visível a nossa vista por isso está ligado ao conhecimento oculto. Mercurio é de natureza mutável que varia de acordo com quem  ele se configura. Nem masculino, nem feminino, nem noturno nem diurno. Ele rege misturas e coisas complexas. Ele rege a lingua, a fala, os detalhes, coisas pequenas, o intelecto. Rege a malandragem, a inteligencia tortuosa. Bem posicionado representa alguem de grande intelecto, um excelente argumentador, pesquisador de todos os mistérios, aprendendo sem professor. Dado a advinhação, e aos conhecimentos secretos. Inventivo. Mal posicionado é uma mente problemática, enrolador, mentiroso, dado as artes do mal, e conhecimentos malignos. Superficial e ladrão. Fala da transmissão do conhecimento.

Lua
O segundo luminar, a lua, é de natureza fria, húmida e mutável. Naturalmente noturna rege coisas húmidas, grossas e leves. Rege riachos, a prata, e lugares molhados. É o símbolo da mulher quanto mãe. Bem dignificada fala de uma pessoa de modos tranquilos, terna , amante de todas as ciencias propensa a mudanças de casa, inconstante, facilmente assustada, porem amando a paz e a vida livre de preocupações. Rege viagens. Mal posicionada, representa uma pessoa ociosa, bebada, gostando de viver como pedinte de forma descuidada. Rege rainhas, condessas, viajantes, mensageiros, enfermeiros, entre outros. É o Simbolo maior do feminino.

Estes são os planetas e os luminares com descrições para que os seus significados sejam melhor entendidos. Existem muitos estudos a respeito deles e o porque de cada um reger cada coisa. O que eu passei aqui foi a opinião de mestres antigos, na forma como eu as entendo. No proximo post das noçoes introdutórias eu vou   explicar como eu amarro os planeta e as suas regências às descrições detalhadas dos signos.

Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário