quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Astrologia: Noções Introdutórias (Parte 3)

Voces podem notar que estas descrições dos planetas e dos signos que foi dada nos textos noções astrológicas 1 e 2 são consideravelmente diferentes da abordagem moderna. Enquanto existe hoje uma linha de pensamento de completa igualdade entre planetas, signos e casas, onde marte = Aries = a primeira casa, na antiguidade existida uma distinção clara dos 3 assuntos. O planeta representando pessoas e situações, os signos caracterizando estas pessoas e situações e a casa astrológica somando ainda uma área de vida aonde estas significações ocorrerão. Tres aspectos interpretativos distintos.
Porem os signos estão ligados aos planetas pelas suas regências, e assim como a sua casa é decorada do seu jeito, toca a sua musica, e quem manda no que acontece ali é voce, assim são os planetas e seus domicílios. Hoje quero me aprofundar nos significados dos signos, aproximando a interpretação antiga e a moderna, juntando um pouco do que estudamos até agora. É levando esta analogia, observando quem são os "Reis"e os "Herois" de cada reinado, assim como qual é o elemento e o ritmo de cada um, para chegar a uma descrição dos signos mais real. Vamos começar por 

Aries
Ritmo: Cardeal
Elemento: Fogo - Masculino
Regência: Marte
Exaltação: Sol
Signo cardeal ou seja fala de inicio de movimento, por ser de fogo é ativo, e seu movimento é de dentro para fora. Seu regente é o marte, senhor da guerra e da ruptura. Seu herói é o sol, portador do poder, da glória, e da clareza. A marca é clara: Inovador, batendo de frente com o que não concorda, gostando de aparecer e liderar. É o inicio de movimento pela ruptura.

Touro
Ritmo: Fixo
Elemento: Terra - Feminino
Regência: Vênus
Exaltação: Lua
É um signo de terra, falando das coisas concretas, feminino portanto receptivo, e fixo aglomerador e trabalhando pela manutenção. Regido por vênus deusa de todos prazeres e relações, e a Lua como heroina, a lua acolhedora, e fértil. É um signo portanto de união pelos prazeres, música, comida, sensualidade. Por ser fixo e de terra tende a ser cabeça dura e não transcender a realidade que vive. "Panis et circenses". Modo de defesa é a inércia ou em casos extremos o descontrole.

Gêmeos

Ritmo: Mutavel
Elemento: Ar - Masculino
Regência: Mercurio
Um signo mutavel oscilando entre os outros dois modos, pelo ar, usando da inteligencia, destreza e miudeza de mercurio. É um signo marcado pela capacidade de comunicação, curiosidade e conhecimentos, porêm todas estas caracteristicas se manifestam de forma superficial.

Cancer

Ritmo: Cardeal
Elemento: Agua - Feminino
Regência: Lua
Exaltação: Jupiter
Início de movimento marcado pela introspecção individual e a expansão do sentimento compartilhado. A lua acolhe, jupiter expande, e o elemento d'agua traz a empatia emotiva. É a transformação iniciada pelo amor, a comoção do povo como um todo.

Leão

Ritmo: Fixo
Elemento: Fogo - Masculino
Regência: Sol
Manutenção pelo fogo, pelo brilho e pela centralização do poder. Pode trazer um modo de defesa agressivo tambem já que o sol queima.


Virgem

Ritmo: Mutavel
Elemento: Terra - Feminino
Regência: Mercurio
Exaltação: Mercurio
Com a Regência e a exaltação de mercurio, este signo é extremamente mercurial, mas com um adicional interessante, por ser um signo de terra. O mercurio aterrado permite uma meticulosidade sem afeto. Organizador mas feminino, por isso não tendendo a posições de liderança ou próatividade.

Libra

Ritmo: Cardeal
Elemento: Ar - Masculino
Regência: Vênus
Exaltação: Saturno
Inicio de movimento marcado pela relação com o proximo (venus) mas somada a frieza e a estruturação de saturno, juntamente com um pano de fundo de ar indicando a fala, a abstração, e a expressão. Por isso representa a Justiça.

Escorpião

Ritmo: Fixo
Elemento: Agua - Feminino
Regência: Marte
Signo bastante sensível, usando desta sensibilidade (pela agua) para sentir o seu meio e os proximos. É um signo que ataca quando se sente ameaçado. Por ser feminino não busca o ataque, e é defensivo.

Sagitário

Ritmo: Mutavel
Elemento: Fogo - Masculino
Regência: Jupiter
Jupiter em chamas! Filósofo, contador de histórias, exagerado, não aprecia limites. É arriscado, se lança, e tem uma franqueza muitas vezes excessiva.

Capricornio

Ritmo: Cardeal
Elemento: Terra - Feminino
Regência: Saturno
Exaltação: Marte
Início de movimento marcado pelo trabalho lento e constante. Transformação é feita aos poucos exigindo maturidade e conhecimento da totalidade. Mas não duvide da energia marcial que dará seus passos lentos tirando o que estiver no caminho.

Aquário

Ritmo: Fixo
Elemento: Ar - Masculino
Regência: Saturno
Manutenção pelo ar regida por saturno, de forma fixa. Saturno é impessoal, profundo, e rígido. Isto juntamente com a abstração idealistica do ar, e a fixação do signo, fala de ideais eternos e imutaveis, sem interesse no individuo específico mas no equilibrio do todo. Extremamente cabeça dura e pró-ativo.

Peixes

Ritmo: Mutavel
Elemento: Agua - Feminino
Regência: Jupiter
Exaltação: Vênus
Expansão a nivel emocional com grande enfoque no outro e na expressão afetiva. Altamente fecundo e criativo com dificuldade de efetivação das coisas por ser feminino e mutavel.

Esta é a minha leitura dos signos astrológicos usando conceitos clássicos, para entendermos de onde vem estes significados que parecem surgir do nada na modernidade. Esta linha de pensamento é uma boa guia para não entrar em furadas astrológicas usando falsos símbolos e associações falhas. Examine e comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário